Linha do Tempo

  1. 1986

    O início do Grupo Mateus

    Em 1986, Ilson Mateus abre uma pequena mercearia de 50 m², na cidade Balsas, Maranhão. Com o sucesso do negócio, em pouco tempo a mercearia inicia as vendas no atacado e se torna um Armazém.

  2. 1997

    Aposta no Eletro

    Em 1997, o Grupo Mateus começa a apostar nas vendas de eletroeletrônicos e, assim, surge o Eletro Mateus.

  3. 2000

    Novos Mercados

    Com o objetivo de expandir para novos mercados, o Grupo inaugura sua primeira loja em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão.

  4. 2002

    Inauguração em Santa Inês

    É inaugurada uma nova e moderna loja em Santa Inês, Maranhão. A cidade, além de ser um importante ponto de distribuição, também foi estratégica para a chegada do Grupo Mateus à capital maranhense.

  5. 2003

    Chegada à São Luís

    Em 2003, o Grupo Mateus chega em São Luís, com a inauguração de duas lojas, seguidas por outras aberturas ao longo dos anos.

  6. 2007

    Diversificação dos Negócios

    Neste ano, nasce a Bumba Meu Pão, empresa especializada na fabricação de pães, doces e salgados. Também é criado um novo segmento de vendas, o atacarejo (cash and carry), com as lojas Mix Atacarejo.

  7. 2009

    Inauguração em Açailândia

    O Grupo Mateus expande suas operações para mais uma cidade e inaugura um Mateus Supermercados na cidade de Açailândia, no Maranhão.

  8. 2011

    MateusCard e Expansão da Bumba Meu Pão

    Por meio de uma parceria com o Bradesco, o Grupo Mateus lança seu próprio cartão de crédito, o MateusCard. No mesmo ano, a Bumba Meu Pão tem a capacidade de produção triplicada.

    Investimento em pessoas

    Com o crescimento do negócio, o Grupo Mateus percebe a necessidade de investir na formação de pessoas e cria a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus, onde os gestores são capacitados para que possam assumir cargos de liderança no Grupo.

  9. 2012

    Novos Estados

    Como parte de sua estratégia, o Grupo Mateus expande a sua atuação para outros estados, começando por Marabá, no Pará.

  10. 2013

    Expansão no Maranhão

    Mais quatro lojas, dos segmentos de eletro, autosserviço e varejo são inauguradas no Maranhão.

  11. 2014

    Investimento em Produção e Logística

    Além da abertura de mais um supermercado em São Luís, o Grupo amplia sua estrutura de produção e logística, com a inauguração de uma Central de Hortifrúti e um Centro de Distribuição em Imperatriz.

  12. 2015

    Novas Aberturas no Maranhão

    Em 2015, o Grupo Mateus abre mais três lojas, além de reinaugurar o primeiro Mix Atacarejo em Balsas, que foi totalmente reconstruído seguindo o padrão moderno das demais lojas do segmento.

  13. 2016

    Primeiro negócio online

    O Grupo Mateus implementa o site CantodoChef.com.br, especializado em vendas para restaurantes, hotéis e lanchonetes, aumentando a sua participação de mercado.

    Investimento em segmento Prime

    Após grandiosa reforma, uma das lojas mais estratégicas do Grupo em São Luís ganha um empório. O Spazio Mateus é focado em produtos premium e possui restaurante, gelateria, cafeteria, boulangerie e a maior adega do Maranhão.

  14. 2017

    Lojas de Vizinhança

    É criada uma nova bandeira de varejo, a Camiño – loja de vizinhança, que atende cidades com até 50 mil habitantes mapeadas pelo Grupo Mateus.

  15. 2018

    Mais Investimentos em Logística e Produção

    Para atender ao rápido crescimento do negócio, é inaugurado um novo Centro de Distribuição em São Luís. O Grupo Mateus também inova na sua linha de produção e abre uma Central de Fatiados, também na capital maranhense, com foco na padronização e na centralização da produção de frios.

  16. 2019

    Expansão Digital

    Dois lançamentos marcam a expansão digital do Grupo Mateus: Mateus App, que oferece descontos, e o e-commerce Mateus Online, voltado para venda de produtos não-alimentícios (eletro, móveis, papelaria, perfumaria e bebidas).

  17. 2020

    IPO do Grupo Mateus

    Tendo como base logística, tecnologia, pessoas e serviços, o Grupo Mateus figura no mercado do país como a maior empresa de varejo alimentar com capital 100% nacional. Dando continuidade à sua expansão estratégica, o Grupo realiza sua oferta pública de ações na B3, no segmento de Novo Mercado, seguindo os mais elevados padrões de Governança Corporativa.

    Inauguração no Piauí

    Em 2020, o Grupo Mateus expande sua atuação para mais um estado, com a inauguração de uma unidade do Mix Atacarejo em Teresina, capital do Piauí.